Português
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14257Palabras clave:
PortuguêsResumen
Nestes tempos pandêmicos iniciados no ano de 2020, em que estamos conectados virtualmente e isolados socialmente, nasce a inquietação de refletir, avaliar e reinventar nossos processos de ensino/aprendizagem. Nosso objetivo com esse texto é discutir a Educação Estético-Ambiental (EEA) como práxis docente a partir da experiência/vivência da autora como discente em curso presencial e supervisora em um curso de extensão Ead. Como metodologia utilizamos a dialética de construção do conhecimento ancorada na compreensão de que o conhecimento é construído pelas pessoas na sua relação com as outras e com o mundo. Por fim, cremos na educação estético-ambiental como práxis docente teimosa no esperançar de que a mudança é sempre possível.
Descargas
Citas
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez/Universidade de Uberlândia, 1981.
ESTEVEZ ALVAREZ, Lurima. La Educación Estético-Ambiental en la formación de educadores(as). 2017. 243f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Rio Grande, 2017.
FRANCO, Augusto de. Uma teoria da cooperação baseada em Maturana. Revista Aminoácidos, vol. 4, Brasília/AED, 2002, p. 25-26. Disponível em: http://api.ning.com/files/yIATTnXz2VJFM3jz*c--pZIk0gFH8Tq*qRqYpVZRsmsJ1gkFwMqLtkBDqRzuLr95LDs2uxVyzRFMMPTvoihCVeDRAL44-CP/UMATEORIADACOOPERAOBASEADAEMMATURANAFrancoAugusto2001.pdf . Acesso em: 31 dez. 2021.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREITAS, Diana Paula Salomão de, et al. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional.1.ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.
GORDILHO, Jorge Antonio. O supervisor: a dimensão supervisional na empresa. São Paulo: All Print, 2010.
GUARESCHI, Pedrinho; REDIN, Euclides. Medo e ousadia. In.: STRECK, Danilo; R. REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr 2002, Nº 19. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 31 dez. 2021.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MELLO, Elena Maria Billig; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. A formação docente no viés da Inovação Pedagógica: processo em construção. Anais ... XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa-PB, 2017, p.1793-1802.
OLIVEIRA, Nara Rosane Machado de. Ambientação Estética. In.: FREITAS, Diana Paula Salomão de, et al. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional.1.ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 83-86.
PANNUNZIO, Maria Inês Moron et al. O diário de bordo como instrumento de aprendizagem e avaliação no processo de educação pela arte. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC-Fortaleza, CE, Julho/2005. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_3139.html. Acesso em: 15 fev. 2021.
SANTOS, Daren Chaves Severo dos. Formação mais integral do sujeito. In.: FREITAS, Diana Paula Salomão de, et tal. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional.1.ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 42-46.
SILVEIRA, Wagner Terra; FREITAS, Diana Paula Salomão de; ESTÉVEZ, Pablo René. O que é a educação estético-ambiental? In.: FREITAS, Diana Paula Salomão de, et tal. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional.1.ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 33-37.
SOUZA DE FREITAS, Ana Lúcia. Curiosidade Epistemológica. In.: STRECK, Danilo; R. REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia dialética em sala de aula. In.: Revista de Educação AEC, N. 83, Brasília: abril de 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4358172/mod_resource/content/1/Metodologia%20dial%C3%A9tica%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 31 dez. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Nara Rosane Machado de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.