Agricultura Familiar e Sustentabilidade

Autores/as

  • Ionara Cristina Albani Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS
  • Cláudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ivo Dickmann UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13482

Palabras clave:

Educação Ambiental. Agricultura Familiar. Sustentabilidade. Movimentos Sociais. FETRAF-SUL/CUT.

Resumen

Este artigo é constituído pelo Estado da Questão sobre a Agricultura Familiar, realizado para fundamentar uma pesquisa de doutorado. O Estado da Questão tem como objetivo mapear ou fazer um levantamento sobre a produção acadêmica em determinado campo do conhecimento, relacionando com o fenômeno de pesquisa. Assim, o artigo discute a Agricultura Familiar, trazendo aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais relevantes em relação à sustentabilidade. Aborda o conceito, os desafios, as perspectivas e as diferenças daquela categoria social em relação ao Agronegócio. Ressalta a importância dos Movimentos Sociais na representação da categoria da Agricultura Familiar. Os resultados deste trabalho apontam que a Agricultura Familiar fomenta a sustentabilidade e para sustentar e fortalecer esta, precisa estabelecer parcerias com outros setores da sociedade que lutam pela transformação social.

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Biografía del autor/a

Ionara Cristina Albani, Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores, com doutorado sanduíche realizado na Universidade Pablo de Olavide - UPO, na Espanha (outubro de 2018 a junho de 2019). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015), na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Pós Graduada-Latu Sensu em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Meridional de Passo Fundo - IMED (2009). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais: crianças, jovens e adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2006). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM e Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente - CIPEA. Tem experiência e desenvolve pesquisa em Educação Ambiental, Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais, trabalhando com o tema Formação de Educadores. Miltlitou/milita em movimentos sociais ligados à Agricultura Familiar, mais especificamente direcionados a jovens. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rio Grande.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010 - Bolsista CAPES); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada II e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/FURG), devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). Integra a Rede Sul Americana de Educação Ambiental - REASUL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA e do curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas área da Educação Ambiental e no Ensino de Geografia, com os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Ambiental, Estágios Curriculares Supervisionados, Ensino de Geografia e Pertencimento. Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID do curso de Geografia - Licenciatura da FURG (2011 - 2020/CAPES), coordenadora adjunta do PPGEA ( Foi avaliadora ad hoc do GT 22 - Educação Ambiental da ANPED Possui acordo de cooperação com a Universidad Pablo de Olavide - UPO (Sevilla - Espanha), Universidad Pedagógica Nacional - UPN (Bogotá - Colômbia).

Ivo Dickmann, UNOCHAPECÓ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação Crítica Freiriana, Educação Ambiental e Ecopedagogia (Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação, cadastrado no CNPq. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Crítica (2020), Educação Ambiental Freiriana (2021).

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Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Albani, I. C., da Silva Cousin, C., & Dickmann, I. (2022). Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13482