Práticas de educação ambiental em escolas ribeirinhas de Porto Velho, RO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11548

Palabras clave:

Educação Ambiental. Educação do campo. Práticas educativas

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e compreender as práticas de Educação Ambiental realizada por professores em Escolas ribeirinhas do município de Porto Velho, RO. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa voltado a análise da Educação Ambiental na realidade ribeirinha diante das relações sociais e culturais em que elas estão inseridas. Foram realizadas entrevistas e observações das práticas educativas com dezessete docentes. Observou-se que o trabalho educativo dos professores nas Escolas ribeirinhas investigadas evidencia uma perspectiva de autonomia na construção dos saberes ambientais dos estudantes diante da realidade sócio cultural em que vivem, próximos a margem do rio madeira e afetados pelas construções das Usinas Hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio. Environmental education practices in Riverside School in Porto Velho, RO This research aims to describe and understand the practices of Environmental Education carried out by teachers in riverside schools in the city of Porto Velho, RO. The methodology was qualitative research aimed at analyzing Environmental Education in the riverside reality in view of the social and cultural relations in which they are inserted. Interviews and observations of educational practices were conducted with seventeen teachers. It was observed that the educative work of the teachers in the investigated riverside schools shows a perspective of autonomy in the construction of the environmental knowledge of the students in the face of the socio-cultural reality in which they live, close to the Madeira river bank and affected by the constructions of the Jirau and Hydropower Plants of Santo Antônio. Keywords: Environmental Education. Rural Education. Educational practices.

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Biografía del autor/a

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular? no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia.

Mathêus Sampaio da Silva Lima, Universidade Federal de Rondônia, Curso de Ciências Sociais

Acadêmico do curso de ciências Sociais, Universidade Federal de Rondônia

Renata da Silva Nobre, Universidade Federal de Rondônia

Graduada no curso de Pedagogia, na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Profº José Ribeiro Filho - 2015/2019. Brasileira. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica - Faculdade Venda Nova do Migrante - 2018/2019.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

de Barba, C. H., Lima, M. S. da S., & Nobre, R. da S. (2020). Práticas de educação ambiental em escolas ribeirinhas de Porto Velho, RO. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 207–232. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11548

Número

Sección

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo