De onde vieram e onde estão os egressos do programa de pós-graduação em educação ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11491

Palabras clave:

Educação, Educação Ambiental, Egressos, Pós-Graduação

Resumen

O objetivo foi identificar, analisar, compreender e descrever a área geográfica de abrangência do PPGEA-FURG, tomando como referência a origem e o local de atuação dos egressos. Os dados foram coletados no 1.° trimestre de 2019, no sistema da FURG, Plataforma Lattes, Linkedin e outros. Foram titulados 343 mestres e 104 doutores, 88,63% e 87,50% oriundos de cursos de graduação realizados em Rio Grande e Pelotas, predominando modalidades de Ciências Humanas. Estes municípios são residência de 76,38% dos mestres e 82,69% dos doutores. O processo seletivo ocorre na FURG, dificultando o ingresso de candidatos de outras regiões. A relação do número de formados por orientador é inferior a um, para o que contribui a evasão, que precisa ser investigada. The graduates on environmental education of the Universidade do Rio Grande – FURG: Where did they come from and where are they The objective was to identify, analyze, understand and describe the geographic area covered by the graduation program on Environmental Education of the Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG, taking as a reference the origin and place of work of the graduates. Data were collected in the 1st quarter of 2019, in the FURG database system, Lattes curricular database, Linkedin and others. PPGEA has graduated 343 masters and 104 doctors, 88.63% and 87.50% from undergraduation in Rio Grande and Pelotas, with a predominance of Human Sciences modalities. These municipalities are home to 76.38% of masters and 82.69% of doctors. The selection process takes place at FURG, making it difficult for candidates from other regions to enter. The ratio of graduates per advisor is less than one, which contributes to dropout, and needs to be investigated. Keywords: Education. Environmental Education. Graduates. Postgraduate Studies.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos Krug, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Oceanologia (FURG), Mestre em Oceanografia Biológica (PPGOB/FURG) e Doutor em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Professor Associado do Instituto de Oceanografia - IO-FURG.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Oceanologia (FURG), Mestre e Doutora em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Professora Associada do Instituto de Oceanografia - IO-FURG.

Citas

BRASIL. Lei n° 6.938. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2 set. 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm>. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 8 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Decreto n.° 5.800. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2006. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em 19 abr. 2020.

BRASIL. Portaria nº 301. Recomenda as alterações do Estatuto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Diário Oficial da União, Brasília, 17 abr. 2008. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/544349/pg-37-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-17-04-2008>. Acesso em: 19 abr. 2020.

BRASIL. Resolução n.° 2. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Brasília, 15 jun. 2012. [2012]. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. 4.ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2014. 112p.

FURG. Projeto Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Rio Grande, 2010. 76p.

KITZMANN, Dione. Convergências e percursos formativos em Educação Ambiental. In: COUSIN, Cláudia da Silva; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez; KITZMANN, Dione I. S.; PEDRUZZI, Alana N.; NASCIMENTO, Stéfani; PODEWILS, Tamires L.; AMORIM, Filipi Vieira (Org.). VI EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: Ed. da FURG, 2014, v. 1, p. 65-77.

KRUG, Luiz Carlos (Org.). Formação de recursos humanos em Ciências do Mar: estado da arte e plano nacional de trabalho 2012-2015. Pelotas: Ed. Textos, 2012. 172p.

KRUG, Luiz Carlos. A constituição de educadores ambientais no campo das Ciências do Mar: estudo de caso do curso de Oceanologia da FURG. Rio Grande, 2018. Tese [Doutorado em Educação Ambiental] – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande. 286p.

KRUG, Luiz Carlos; KITZMANN, Dione. O que fazem os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG. (em preparação).

KRUG, Luiz Carlos; MINASI, Luís; DIAS, Cleuza. O processo histórico de construção do currículo do curso de Oceanologia e a presença da Educação Ambiental nos cursos de Oceanografia do Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 19, p. 661-688, 2019.

SMYTH, John C. Environment and Education: A view of changing scene. Environm. Education Research, 1(3): 3-20, 1995. In: SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002. v. 1. 66p.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Krug, L. C., & Kitzmann, D. I. S. (2020). De onde vieram e onde estão os egressos do programa de pós-graduação em educação ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 481–511. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11491

Número

Sección

Estudo sobre o perfil dos egressos do PPGEA - FURG