Desde la construcción de proyectos ambientales al empoderamiento y rescate ambiental

Autores/as

  • Andrea Castillo Rodas Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11234

Resumen

Este trabalho investiga as políticas públicas que levaram à construção de projetos de educação ambiental (PRAE) na Colômbia, bem como a realização da análise do PRAE de uma instituição educacional, à luz das diversas teorias sobre o meio ambiente de autores como Lucie Sauve, Enrique Leff e Bronferbrenner. Nesse sentido, a história da EA (educação ambiental) permite esclarecer as etapas que levaram à construção desta pedagogia, em uma análise das leis colombianas, pode-se concluir que as ferramentas necessárias foram fornecidas desde a política construção dos projetos, no entanto, quando são analisados, há varias lacunas em termos de corpos teóricos e relações integrais que tem em seu desenvolvimento e nas atividades propostas com a integralidade do ser ou formação do cidadão ambiental , limitada à gestão dos recursos naturais, por fim, esta análise permite propor um projeto ambiental escolar a partir da integralidade do ser e do seu ambiente (o eu, o outro e o meio ambiente).

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Biografía del autor/a

Andrea Castillo Rodas, Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

Docente de Ciencias Naturales, Licenciada en Biología Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Master em didáctica de las Matemáticas em Educación Infantil y Primaria, Universidad Internacional de la Rioja, Estudiante de Maestría em Docencia de la Química, Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

Citas

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Publicado

2020-04-10

Cómo citar

Rodas, A. C. (2020). Desde la construcción de proyectos ambientales al empoderamiento y rescate ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(1), 202–226. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11234

Número

Sección

Artigos XII Convenção Internacional do M.Ambiente e Desenvolvimento para integração e cooperação para a sustentabilidade