O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
Palabras clave:
educação ambiental, literatura infantil, arte-educação, arteResumen
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-01-31
Cómo citar
Almeida, E. M. P. de, Costa-Santana, P. M., & Tonso, S. (2011). O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 207–228. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1095
Número
Sección
Artigos