Acontece de tudo lá no quintal da escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694Keywords:
Aprendizagem significativa, infância ativa, conexão com a natureza, Educação Básica.Abstract
O presente artigo relata a experiência de educadoras do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo consiste em narrar a experiência de um projeto que buscou rever as atuais práticas educativas agregando novos conceitos e promovendo uma educação mais sustentável e conectada com o meio ambiente. Como resultados, foi possível confirmar que aprendizagens significativas contribuem para uma infância com mais protagonismo e autonomia. As crianças conseguiram se conectar mais à natureza e às pessoas do seu entorno de convivência, contextualizando aquilo que aprenderam com a sua vida cotidiana, experimentando uma pedagogia do desemparedamento da infância. Everything happens in the school yard This article reports the experience of educators of the 3rd year of elementary school in a municipal school located in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective is to narrate the experience of a project that sought to review current practices, adding new concepts and promoting a more sustainable and environmentally connected education. As a result, it was possible to confirm that significant learning contributes to a childhood with more protagonism and autonomy. The children were able to connect more to nature and the people around them, contextualizing what they learned from their daily life, experiencing a pedagogy for breaking childhood barriers. Keywords: Meaningful learning. Active childhood. Connection with nature. Basic Education.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-08-31
How to Cite
Jung, H. S., de Almeida, P. R., & Luz, C. B. S. (2020). Acontece de tudo lá no quintal da escola. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 581–600. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694
Issue
Section
Artigos