As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666Keywords:
desenvolvimento sustentável, educação ambiental, estado da arte, ensino de ciênciasAbstract
O presente estudo faz uma revisão do tipo estado da arte acerca do tema sustentabilidade em periódicos da área de Ensino. O objetivo principal foi conhecer as representações sociais de sustentabilidade que circulam neste meio científico. A metodologia usada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), onde emergiram sete núcleos figurativos, sendo o principal ligado a representação de manejo da natureza, predominância de saber técnico e meio ambiente como recursos naturais. Destaca-se ainda significativa frequência de artigos que não citam seu embasamento teórico. Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; educação ambiental; estado da arte; ensino de ciências. Social representations for sustainability and sustainable development in science teaching research: an evaluation of publications in national journals from 1996 to 2018 This paper reviews the state of the art on the topic of sustainability in educational journals. The objective was to know the social representations of sustainability that circulate in this scientific environment. The methodology used was the Discursive Textual Analysis. In the results emerged seven social representations, the main was linked to the representation of nature management, predominance of technical knowledge and environment as natural resources. Noteworthy is the significant frequency of articles that do not mention their theoretical basis. Key-words: sustainable development; environmental education; state of art;science teaching.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-08-31
How to Cite
Lindenmaier, D. de S., & Chitolina, M. R. (2020). As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 617–643. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666
Issue
Section
Artigos