Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887Abstract
O uso indisciplinado da terra é considerado a principal causa da degradação em todo o mundo, essa causa vai depender da forma como esse uso é realizado, bem como a finalidade e a resiliência do ecossistema impactado. Por ser um dos ecossistemas de terras secas mais diversificados do mundo, caracterizado por uma mistura de plantas lenhosas e herbáceas, com dominância de espécies florestais xerófitas e de folha caduca, a Caatinga sofre grande pressão pelo uso indisciplinado, apresentando altos índices de degradação. Diante disso, este trabalho buscou incorporar e analisar o papel da população nos processos de recuperação de áreas degradadas por meio da educação ambiental. Para isso, realizou-se uma mobilização no IFCE campus Quixadá, em quatro etapas abrangendo as etapas de uma recuperação ambiental: instruções, quebra de dormência, germinação, plantio e monitoramento. Conluiu-se que a população não tem o hábito de realizar tais práticas, mas tem bastante facilidade em assimilar os procedimentos. Além disso, conferiu-se a tamanha importância do monitoramento para o sucesso da recuperação.Downloads
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Published
2018-12-22
How to Cite
Porfiro Sales Gonçalves da Silva, V. E., Maria Pimentel Monte, P., Brito, S. L. L. de S., da Silva, L., & Silva, M. A. M. (2018). Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 252–266. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887
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Artigos