As relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na percepção de professores de Biologia em exercício e em formação
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14581Keywords:
Ensino de Biologia, Educação CTS, Temas Socioambientais, Educação AmbientalAbstract
Science, technology, society and environment relationship in the perception of Biology teachers in practice and in training
As pesquisas sobre Educação CTS/CTSA já contam com significativa produção em periódicos, congressos, teses e dissertações. Mesmo após décadas de contribuição, ainda há estudos que sinalizam dificuldades de professores para incorporar a Educação CTS/CTSA e ir além da abordagem tradicional. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de professores de biologia, em exercício e em formação, sobre questões envolvendo as relações CTSA no ensino de ciências naturais. Um questionário com perguntas fechadas foi respondido por um total de 950 professores, dos quais 185 são biólogos, entre estudantes de licenciatura, professores do ensino médio e superior. Os resultados mostram que os pressupostos da Educação CTS/CTSA condizem com a opinião da maioria desse público, com destaque para a altíssima relevância atribuída a temas socioambientais.
Downloads
References
AYALA, Francisco J. Introductory essay: The case for scientific literacy. In: UNESCO. World Science Report 1996. Paris: Unesco, 1996, p. 1-5.
BOUZON, Júlia D.; BRANDÃO, Juliana B.; SANTOS, Taís C.; CHRISPINO, A. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola, São Paulo/SP, v. 40, n. 3, p. 214-225, agosto de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2018.
CARMONA, Ingrid Valadares; PEREIRA, Marcus Vinicius. Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Ambiental: uma revisão bibliográfica em anais de evento científicos da área de ensino de ciências. Ciência & Ideias, v. 8, n. 3, p. 94-114, set./dez. 2017.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Brasília/DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
CAVALCANTI, Daniele Blanco. Abordagem sociocultural de saúde e ambiente para debater os problemas da dengue: um enfoque CTSA no ensino de biologia. 2012, 87f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação). Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/RJ, Rio de Janeiro/RJ, 2012.
DOMICIANO, Tamara Dias; LORENZETTI, Leonir. A educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e14848, p. 1-25, 2020.
FEARNSIDE, Philip M. Hidrelétricas na Amazônia: impactos ambientais e sociais na tomada de decisões sobre grandes obras. Manaus/AM: Editora do INPA, 2015.
FIGUEIREDO, José Arimatéa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. 2009, 88f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.
JESUS, Izabela Paulini de; LORENZETTI, Leonir; HIGA, Ivanilda. A abordagem CTS em propostas de ensino de nanotecnologia. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia/SP.
LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mario Lázaro; CARDOSO, Hugo Ferrari. A influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 33-50, jan./jun. 2017.
LIMA, Meriane Ribeiro de; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Enfoque CTS e o Ensino de Evolução: Análise da Articulação da Tríade CTS em uma Experiência Didática. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAçÃO EM CIÊNCIAS, 2017, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.
MELONI, Reginaldo Alberto. O ensino das ciências da natureza no Brasil – 1942/1970. Revista Linhas, v. 19, n. 39, 2018.
MIRANDA, Elisangela Matias. Tendências das perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de Educação e Ensino de Ciências: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas. 2012. 292f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2012.
PEIXOTO, Anyelle da Silva Pereira; DANTAS, Josivânia Marisa. Revisão da Literatura: aspectos sobre a problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos no Ensino Básico. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2019, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN.
RIBEIRO, Daniel das Chagas de Azevedo; PASSOS, Camila Greff; SALGADO, Tania Denise Miskinis. A temática ambiental Agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica: uma revisão bibliográfica. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, Brasília/DF, v. 2, n. 1, jan./dez. 2021.
ROCHA, André Luiz Franco da; SLONSKI, Gladis Teresinha. Um olhar para os transgênicos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Investigação em Ensino de Ciências, v. 21, n. 3, dez. 2016.
RODRIGUES, Ana Paula da Silva. Educação Ambiental e Alimentar Nutricional em Escolas da Região Metropolitana de Curitiba no Contexto do Uso de Agrotóxicos. 2022. 311f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2022.
SANTANA, Tainan Amorim; BASTOS, Ana Paula Solino; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 105-122, 2015.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 1ª ed. Porto Alegre/RS: Editora Unijui, 1997.
SILVA, Rodrigo da Luz. Interfaces entre a educação ambiental e a educação CTS e CTSA no Brasil: possibilidades e limitações. 2019, 162f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, 2019.
SOUSA, Bárbara Lethicya Silva; BEZERRA, Cícero Wellington Brito; SILVA, Jackson Ronie Sá; CATANHEDE, Severina, Coelho da Silva. Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de periódicos da CAPES/CAFÉ. Brazilian Journal of Development, Curitiba/PR, v. 5, n. 11, p. 27267-27283, nov. 2019.
STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, maio/2017.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. Educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
ZANI, Liliane Baldan; PAIVA, Claudia Lougon; DUARTE, Ian Drumond; SILVA, Mirian do Amaral Jonis. A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Ensino de C&T, v. 6, n. 2, p. 62-75, mai./ago. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.