Produção textual em educação do campo no PIBID interdisciplinar em educação ambiental: a formação de intelectuais transformadores

Authors

  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Viviane Pereira Santos http://www.uesb.br/

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11419

Keywords:

Educação do campo, Educação ambiental, pibid,

Abstract

A Educação do Campo (EC) e Educação Ambiental (EA) são aqui consideradas como campos de criticidade e possibilidades infinitas. O artigo objetivou analisar a produção textual realizada no contexto da escola do campo via o Pibid Interdisciplinar EA (2014-2016). A pesquisa que balizou a produção desse texto é de natureza qualitativa do tipo documental. A análise documental foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. A categoria Produções do Pibid Interdisciplinar EA apresenta três subcategorias, a saber: Trabalho de Conclusão de Curso, Artigos publicados em periódicos, e Artigos publicados em anais de eventos. Os resultados revelam que o Pibid no contexto da escola do campo, fomentou a formação de estudantes campesinos, licenciandos, professora da escola básica e professora da universidade nos princípios da autonomia e criticidade. Textual production on rural education in the interdisciplinary PIBID on environmental education: the training of transformative intellectuals Rural Education (EC) and Environmental Education (EA) are considered here as fields of criticality and infinite possibilities. Thus, our paper aimed to analyze the textual production carried out in the context of the rural school via the Interdisciplinary Pibid in EA (2014-2016). The research that supported this article is of a qualitative nature of the documentary type. The documentary analysis was carried out through Textual Discursive Analysis. The Interdisciplinary Pibid in EA Productions category has three subcategories, namely: Course Conclusion Paper, Articles published in journals, and Articles published in the annals of events. The results reveal that the Pibid in the context of the rural school fostered the training of rural students, undergraduates, the primary school teacher and the university teacher in the principles of autonomy and criticality. Keywords: Rural Education, Environmental Education, Transformative Intellectuals, Pibid.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas. Laboratório de Ensino de Biologia. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.

Viviane Pereira Santos, http://www.uesb.br/

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores PPG - ECFP/ UESB. Licenciatura em Biologia - FTC. Especialização em Gestão e Educação Ambiental - FIEF. PROGESTÃO - Secretaria de Educação do Estado da Bahia

References

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora LDA, 1998.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: Notas para uma Análise de Percurso. Porto Alegre, Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução Tiago José Resi Leme. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017b.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LOUREIRO, C.F.B. Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Roque; GALIAZZ, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijui: Ed. Unijuí, 2011.

MUNARIM, Antonio. Movimento Nacional De Educação Do Campo: Uma Trajetória Em Construção. Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu/MG, outubro, 2008.

SILVA, Silvana do Nascimento. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas currículo, competências e educação ambiental. Editora CRV: Curitiba, 2019.

SILVA, Silvana do Nascimento; EL-HANNI, Chabel. A abordagem do tema ambiente e a formação do cidadão sociambientalmente responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.14, n.2, p. 225-234, 2014.

ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi. A educação Ambiental nas escolas do campo. Vamos Cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação; UNESCO, 2007.

NOSELLA, Paulo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: ES. Edufes, 2012.

JESUS, Janinha Gerke de. Formação e Profissão Docente do Campo. Coleção Educação e Culturas, 1. ed. Curitiba - PR: Appris, 2018.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: Mônica Castagna Molina; Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus. (Org.). Por uma Educação do Campo. 1ed. Brasília: NEAD, 2004, v. 5, p. 53-89.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete. et. al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 293 – 299.

SOUZA, Camila Costa de Souza. Movimentos sociais e educação do campo: a especificidade do campo presente no currículo. CEDUCE - IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. Rio de janeiro, 2015.

NETO, Luis Bezerra. Educação rural no Brasil: do ruralismo pedagógico ao movimento Por uma Educação do Campo. Uberlândia – MG. Navegando Publicações. 2016.

URSI, Suzana; BARBOSA, Pércia Paiva; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, 32 (94), 2018.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

Agroecologia [recurso eletrônico]: caminho de preservação do meio ambiente. Organização Cleberson Correia Santos. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.

Published

2020-08-31

How to Cite

Silva, S. do N., & Santos, V. P. (2020). Produção textual em educação do campo no PIBID interdisciplinar em educação ambiental: a formação de intelectuais transformadores. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 289–309. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11419

Issue

Section

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo