v. 23 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 23 n. 1 (2018)
Publicado: 2018-07-11

Expediente

  • Expediente

    Caio Floriano dos Santos, Sergio Botton Barcellos
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8155

Editorial

  • Editorial

    Caio Floriano dos Santos, Carlos Roberto da Silva Machado, Virgínia Tavares Vieira, Sérgio Botton Barcellos
    1
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8148

Dossiê Temático Conflitos; Injustiça, Desigualdade e Educação Ambiental na América Latina

  • Apresentação do Dossiê: Conflitos, injustiça, desigualdade e Educação ambiental na América Latina

    Adriana Paola Paredes Peñafiel, Angel M. Segura, Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos
    2-7
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8150
  • Travessias para Educação Ambiental ‘Desde el sur’: uma agenda política critica comum em ‘zonas de sacrifício’ como o Brasil e América Latina

    Patrícia de Oliveira Plácido, Elza Maria Neffa Vieira de Castro, Mauro Guimarães
    8-30
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7393
  • Por uma racionalidade ambiental: reflexões acerca dos regramentos propostos para pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos/RS

    Tatiana Walter, Liandra Peres Caldasso, Jéssica Fischer, Ivanilda Foster Almeida
    31-53
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7415
  • Povos tradicionais caiçaras, educação escolar e justiça ambiental na Península da Juatinga, Paraty-RJ

    Vanessa Marcondes de Souza, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
    54-78
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7214
  • Sobre o que cantam as mulheres camponesas e Ronderas de Cajamarca?

    Adriana Paola Paredes Penafiel
    79-99
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8147
  • Educação Ambiental crítica ou conservadora? Elementos para uma reflexão crítica acerca do projeto ECOA

    Tauan Sousa, Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior
    100-121
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7390
  • A perspectiva discente sobre os resíduos sólidos em uma escola do semiárido Nordestino

    Carla Manoela Costa Rodrigues, Marcelo Campêlo Dantas
    122-139
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6697

Artigos

  • A educação ambiental nas escolas de Santa Catarina

    José Cláudio Ramos Rodrigues
    140-160
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6703
  • A Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS

    Edjane Fragoso, Elisangela Castedo Maria Nascimento
    161-184
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6988
  • Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola

    Jones Baroni Ferreira de Menezes, Arlindo Pereira Nogueira, Germana Costa Paixão, Fabiann Lucena da Ponte, Livia Maria Galdino Pereira
    185-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6620
  • Analfabetismo ambiental: a percepção dos docentes e discentes sobre o ambiente de uma escola do município de Guaraí-TO

    Natanael Gomes Lima, Karla Caroline Sousa Dornelas, Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres, Ana Paula Martins Guimarães, Júlio Cesar Ibiapina Neres, Aluísio Vasconcelos Carvalho
    198-224
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7179
  • Educação ambiental na conscientização e preservação do meio ambiente: unidade escolar Zezita Sampaio, Buriti dos Lopes, PI

    Leilson Alves dos Santos, Julysse Neuma Damasceno Gomes, Aline Aparecida Carvalho França
    225-247
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6689