Desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior

um estudo de caso em cursos de Agronomia em universidades paranaenses

Autores

  • Ceyça Lia Palerosi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul
  • Letícia da Costa e Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13608

Palavras-chave:

ensino superior, desenvolvimento sustentável, ambientalização, documentos institucionais, docentes

Resumo

Busca-se compreender como a preocupação ambiental é comunicada pelas instituições e gestores do curso de Agronomia de duas universidades situadas no sul do país. para tanto, conjugou-se resultados de uma pesquisa documental com dados de oito entrevistas semiestruturadas com docentes de ambas as instituições. verificamos que a primeira universidade inseri institucionalmente a sustentabilidade e possui professores mais direcionados para esse modelo de desenvolvimento. já a segunda apresenta elementos ambientais de maneira mais discreta em seus documentos e divergências na forma de inserção da sustentabilidade no curso de agronomia. observa-se que as disputas de poder do quadro docente é o que define o grau de ambientalização de um curso e universidade no médio e longo prazo.

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Biografia do Autor

Ceyça Lia Palerosi Borges, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul - UFFS. Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste. Áreas de interesse de pesquisa: Educação ambiental, ambientalização curricular e Sustentabilidade no Ensino Superior

Letícia da Costa e Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS/Campus Laranjeiras do Sul. Doutora em meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PPGMADE/UFPR. Áreas de interesse de pesquisa: desenvolvimento rural, agroecologia, administração rural, gestão/práticas administrativas da agricultura familiar, racionalidades em organizações rurais e interdisciplinaridade.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres - CEPED UNIOESTE. Docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável - Unioeste. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental - LABHEA - Unioeste.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Palerosi Borges, C. L. ., da Costa e Silva, L., & Carniatto, I. (2022). Desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior: um estudo de caso em cursos de Agronomia em universidades paranaenses. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13608