EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3354

Palavras-chave:

educação infantil, educação ambiental, pedagogia freiriana.

Resumo

Apesar do consenso de que o acontecimento ambiental é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, e de que a educação ambiental sem dúvida ocupa um lugar central nas pautas educacionais por todo o mundo, podemos afirmar que, na grande maioria dos casos, a realidade escolar ainda encontra-se muito distante dos ideais de uma educação para a sustentabilidade, principalmente na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo desse artigo, resultado de pesquisa teórica, é destacar as importantes sinergias possíveis entre a educação ambiental e a educação infantil na contemporaneidade. Para tanto, o texto foi organizado em três partes: a primeira traz um breve histórico conceitual da educação ambiental, buscando compreender a trajetória dos conceitos contemporâneos; a segunda parte busca compreender a inserção da educação ambiental na educação infantil; já nas considerações finais, serão abordados os possíveis alcances da sinergia entre a educação infantil e a educação ambiental, buscando um encontro das abordagens teóricas com a prática educativa.

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Biografia do Autor

Cae Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Doutorando em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação,Pesquisador da Linha Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (UFSCar) e Vice-Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (UFSCar) – .

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Publicado

2013-02-25

Como Citar

Rodrigues, C. (2013). EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3354