EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA

Authors

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3354

Keywords:

educação infantil, educação ambiental, pedagogia freiriana.

Abstract

Apesar do consenso de que o acontecimento ambiental é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, e de que a educação ambiental sem dúvida ocupa um lugar central nas pautas educacionais por todo o mundo, podemos afirmar que, na grande maioria dos casos, a realidade escolar ainda encontra-se muito distante dos ideais de uma educação para a sustentabilidade, principalmente na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo desse artigo, resultado de pesquisa teórica, é destacar as importantes sinergias possíveis entre a educação ambiental e a educação infantil na contemporaneidade. Para tanto, o texto foi organizado em três partes: a primeira traz um breve histórico conceitual da educação ambiental, buscando compreender a trajetória dos conceitos contemporâneos; a segunda parte busca compreender a inserção da educação ambiental na educação infantil; já nas considerações finais, serão abordados os possíveis alcances da sinergia entre a educação infantil e a educação ambiental, buscando um encontro das abordagens teóricas com a prática educativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cae Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Doutorando em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação,Pesquisador da Linha Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (UFSCar) e Vice-Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (UFSCar) – .

Published

2013-02-25

How to Cite

Rodrigues, C. (2013). EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3354