A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12737Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Ciências. Educação Ambiental.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental na segunda e terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na área de Ciências da Natureza. Para isso, realizamos uma análise documental e discutimos as diferentes abordagens da Educação Ambiental nas duas versões dos documentos. Esse estudo pretende destacar a relevância que essa temática possui, ao propiciar a formação de cidadãos críticos e participativos, além das crescentes demandas em relação à melhoria da qualidade de vida, ao consumo consciente e à preservação do meio ambiente. Porém, ao investigarmos a abordagem da Educação Ambiental na BNCC, percebemos certos reducionismos, tendo predomínio das questões voltadas às perspectivas ecológicas. Desse modo, observamos que não houve um avanço significativo para o fortalecimento da Educação Ambiental no currículo da disciplina escolar Ciências.
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