Abordagem expositiva das Ciências do Mar e da Educação Ambiental em um aquário de visitação
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12539Palavras-chave:
Museu de Ciência, Ensino de Biologia Marinha, Educação AmbientalResumo
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) apresenta exposições a partir das quais são abordados aspectos sobre organismos e ecossistemas marinhos visando a conservação ambiental. O objetivo deste artigo consistiu em investigar os conhecimentos de Ciências do Mar e os sentidos de Educação Ambiental (EA) valorizados nas exposições permanentes (EP) e temporárias (ET) do AquaRio organizadas em 2019. Foi realizada uma análise temática qualiquantitativa das descrições de ambos os conjuntos de exposições disponibilizadas no portal eletrônico da instituição. Os resultados apontam a prevalência de conhecimentos de Ecologia e de Zoologia nas EP, enquanto as ET focalizam objetivos relacionados à EA e pautados na mudança comportamental dos visitantes visando a conservação. Esses dados são discutidos em termos de potencialidades e limites pedagógicos a partir do histórico dos aquários e das macrotendências da EA.
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