Educação ambiental e educação multicultural:

promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química

Authors

  • André Búrigo Leite IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Ana Cristina de Sousa IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Luciano da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12957

Keywords:

Environmental Education, Multicultural Education, Indigenous Trails

Abstract

This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.

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Author Biographies

André Búrigo Leite, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Graduado em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1998), Mestre em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2001) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS, 2019). Professor nos cursos técnicos, graduação e especialização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro, BA. Experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica, processos de absorção de gases, poluição atmosférica, genotoxicidade, biocombustíveis e educação ambiental. Avaliador de Cursos de Graduação pelo INEP.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (1988) e mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos programas de pós-Graduação em Educação (PPGE), em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) e em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP).

Ana Cristina de Sousa, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Docente do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro, onde atua na Licenciatura Intercultural Indígena/LINTER, dentre outros cursos. Graduação em Arqueologia (UNESA), mestrado em Arqueologia (USP) e doutorado em Ciências Sociais (UFBA).

 

Luciano da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

 Licenciado em Química, Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal da Bahia, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Porto Seguro (BA), Brasil.

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Published

2022-08-15

How to Cite

Leite, A. B., Oliveira de Almeida, R. ., Cristina de Sousa, A. ., & Lima, . L. da S. . (2022). Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 308–329. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12957