Expressões de autonomia socioambientais na educação infantil:

especificidades e implicações

Autores

  • Nialen Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gilvaneide Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12865

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Socioambiental, Autonomia

Resumo

A pesquisa de cunho qualitativo consistiu num estudo de caso realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em Natal/RN. Tendo como objetivo compreender as expressões de autonomia socioambientais manifestas no ambiente escolar da educação infantil através das atividades livres. Para consolidar os dados construídos foram realizados registros e observações da rotina escolar a fim de verificar as percepções e concepções das expressões de autonomia socioambientais dos estudantes. Deste modo, a pesquisa revelou que o CMEI proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e quando essa autonomia é vivenciada, o aluno tem a propensão de se desenvolver mais consideravelmente de forma integral.

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Biografia do Autor

Nialen Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná (2016) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA (2018), Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021).

Gilvaneide Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira/Portugal(2011); Mestre em Ensino das Ciências Naturais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1988).

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Costa, N., & Ferreira, G. (2021). Expressões de autonomia socioambientais na educação infantil: : especificidades e implicações. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 245–265. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12865