Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

TEMPLATE

NORMAS ATUALIZADAS EM 12 de março de 2021 DE ACORDO COM ABNT E COM AS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL

A Revista interações Sociais aceita contribuições para serem publicadas nas suas seguintes seções:

Dossiê: Os textos enviados devem responder à chamada temática, ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 5 autores, ter entre 15 até 25 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords, titulo em inglês, e as referências bibliográficas. Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Artigos: esta sessão se dedica a receber, em fluxo contínuo, textos inéditos do campo das Ciências Sociais dedicados á resultado de pesquisas empíricas ou discussões teóricas e metodológicas que se debrucem sobre a Sociologia, a Antropologia ou às Ciências Políticas ou que apresente diálogo interdisciplinar com essas áreas. Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Resenhas: Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até três anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para cinco anos. As resenhas devem ter no máximo 2 autores, não devem ultrapassar 5 páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado. Titulação mínima para esta seção: graduação em andamento.

Entrevistas: O espaço “entrevistas” é reservado a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate das Ciências Sociais. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter entre 10 e 20 páginas. 

Ensaio Visual: Esta sessão se dedica a publicação de narrativas visuais através de fotografias, desenhos e imagens oriundas de pesquisa ou intervenção artística relacionada ao campo das Ciências sociais e áreas afins.

Movimentos Sociais e Comunidades Tradicionais: Esta seção se direciona a atores sociais e políticos, vinculados a movimentos sociais, ativismos ou comunidades e engloba contribuições em forma de texto, manifestos, escritas performativas, relatos de experiências, discussões de agendas políticas, sociais e culturais pertinentes ao debate social em torno dos diferentes movimentos sociais e das comunidades tradicionais brasileiras. O texto deve ter, no máximo, 10 páginas e conter nome do(a) proponente, bem como breve descrição do grupo ou coletivo do qual faz parte. 

As seções de Artigos, Resenhas, Entrevistas, ensaio visual e contribuições dos Movimentos Sociais e Comunidades Tradicionais recebem textos em fluxo contínuo

Normas de Formatação

 Resenhas

  1. As resenhas devem apresentar dimensão de até 5 páginas, consistindo numa análise crítica de obras publicadas recentemente (Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até três anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para cinco anos). 
  2. Deverão ser apresentadas em folha tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12;
  3. O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;
  4. A referência completa do livro resenhado deve aparecer na parte superior do arquivo, justificado, especificando-se: Autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas;
  5. A referência completa deve ser seguida, na linha logo abaixo e alinhado à direita, do nome completo do(s) autor(es) da resenha, devendo conter ainda, na primeira nota de rodapé, o vínculo institucional e e-mail dos mesmos;
  6. Os inícios dos parágrafos devem possuir tabulação de 1,25cm (1 TAB padrão);
  7. Citações diretas ou indiretas a trechos da obra resenhada devem ser complementadas apenas pela indicação da(s) página(s) correspondente(s); no caso de citações de outras obras deve-se seguir a mesma indicação das normas de artigos (ver próxima seção). A chamada às referências dos autores citados deve constar, se entre parênteses, em caixa alta seguida do ano de publicação e, se estiver no corpo do texto, em caixa baixa seguida do ano de publicação entre parênteses;
  8. As notas de rodapé deverão ser substantivas, e não bibliográficas, e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos.
  9. Palavras estrangeiras ou destacadas devem estar em itálico;
  10. As referências bibliográficas devem constar ao final da resenha;

Artigos

Os artigos devem ter extensão entre 15 (mínimo) e 20 (máximo) páginas, sendo inéditos e constituindo-se prioritariamente com base na apresentação de resultados de pesquisa empírica ou ainda pela elaboração de reflexões de cunho teórico, com centralidade temática para o campo das Ciências Sociais. 

  1. Os artigos devem estar na seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior de 3 cm, inferior de 2cm, esquerda de 3 cm e direita de 2 cm, papel A4.
  2. O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;
  3. Gráficos e tabelas devem ser enviados, juntamente com o artigo, no programa no qual foram elaborados (Excel, etc.), citadas as fontes e indicadas as respectivas localizações no texto;
  4. A página inicial deve indicar: título do artigo em PORTUGÊS e INGLÊS (máximo 140 caracteres, com espaços), fonte Times New Roman, tamanho 14; nome do(s) autor(es) abaixo do título e indicação de vínculo institucional, formação e email (em nota de rodapé); resumo em PORTUGUÊS e INGLÊS (, com no máximo 1000 caracteres, com espaços);palavras chave em PORTUGUÊS e INGLÊS (de 3 à 5).
  5. O resumo deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples e justificado;
  6. Os subtítulos deverão estar formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sendo apenas a inicial em caixa alta e sem numeração. Título e subtítulos deverão estar alinhados à esquerda;
  7. Os inícios dos parágrafos devem possuir tabulação de 1,25cm (1 TAB padrão);
  8. Para citações bibliográficas de literatura no texto usar o sistema autor-data. As citações literais curtas (menos de 3 linhas) serão integradas no parágrafo, sendo colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. As citações de mais de 3 linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial (4cm à direita da margem esquerda). Estas citações não devem estar em itálico nem entre aspas, devendo ser configuradas em espaço simples, em fonte 10, justificada.
  9. A chamada às referências do(s) autor(es) citado(s) deve constar, se entre parênteses, em caixa alta seguida do ano de publicação e se estiver no corpo do texto, em caixa baixa seguida do ano de publicação entre parênteses;
  10. Palavras estrangeiras ou destacadas devem estar em itálico;
  11. As notas de rodapé deverão ser substantivas, não bibliográficas, e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos;
  12. As referências bibliográficas devem constar ao final do artigo, seguindo as normas para as referências bibliográficas que constam ao final dessas Diretrizes para Autores

Entrevistas:

1 - As entrevistas devem conter entre 10 e 20 páginas em fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior de 3 cm, inferior de 2cm, esquerda de 3 cm e direita de 2 cm, papel A4.

2 - O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;

3 - As referências bibliográficas devem constar ao final do artigo, seguindo as normas para as referências bibliográficas que constam ao final dessas Diretrizes para Autores

Ensaio Visual:

1 - O ensaio terá uma página de rosto com o título do ensaio (português/english ou espanhol/english) (até 10 palavras), nome do autor/artista e sua filiação, resumo (até 100 palavras) e 5 palavras-chave  e última página, após o ensaio visual, constará um currículo sobre o autor (até 60 palavras)

2 - Os autores poderão ocupar no máximo 6 páginas (180x230mm) individuais ou espelhadas na posição vertical para dispor o seu projeto visual.

3 - As imagens de cada página deverão ser enviadas com resolução mínima de 300 dpi, formato *TIFF ou *JPEG. Sendo arquivos separados para cada imagem, numerados conforme a sequência de páginas proposta pelo autor(a).

4 - O/a proponente deve indicar os créditos das imagens (autoria, local e ano de produção).

5 - O artista deverá enviar um arquivo em PDF com o seu projeto para o ensaio visual e deverá informar se o seu ensaio prevê páginas individuais ou espelhadas. 

Movimentos Sociais e Comunidades Tradicionais:

1 - O texto deve ter, no máximo, 10 páginas em fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior de 3 cm, inferior de 2cm, esquerda de 3 cm e direita de 2 cm, papel A4.

2 - O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;

3 - As referências bibliográficas devem constar ao final do artigo, seguindo as normas para as referências bibliográficas que constam ao final dessas Diretrizes para Autores

Normas para referências bibliográficas

As Referências devem ser digitadas em Fonte Times New Roman, tamanho 12, separadas por um parágrafo e conter entre linhas simples. Os modelos de referência para cada tipo de material bibliográfico são os que seguem:

1) Livros
WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1994.


2) Capítulos de livro
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, George; BAUER, Martin (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.

3) Artigos de periódicos impressos
IANNI, Octávio. A crise dos paradigmas na sociologia: problemas de explicação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 1-17, 1989.

4) Artigo de periódicos on-line
DOMBROWSKI, Osmir. Poder local, Hegemonia e disputa: os conselhos municipais em pequenos municípios do interior. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 16, n. 30, p. 269-281, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782008000100016&script=sci_arttext. Acesso em: 29 set. 2011.

5) Artigos de Internet com autor
MARTINS, Eneida Valarini. A política de cotas e representação feminina na Câmara de Deputados. Brasília: Biblioteca Digital da Câmara de Deputados, 2007. Disponível em: http://bd.camara.gov.br. Acesso em: 15 jun. 2011.

6) Artigos de Internet sem autor
OBAMA pede suspensão de julgamentos em Guantánamo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 jan. 2009. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/editoriais/cultura/. Acesso em: 21 jan. 2009.

7) Autor Entidade
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. Disponível em: http://hdr.undp.org/een/reports/global/hdr2010/chapters/pt/. Acesso em: 04 abr. 2012. 

9) Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso
CORRÊA, Norton. Sob o signo da ameaça: conflito, poder e feitiço nas religiões afro-brasileiras. 1998. 356 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais / Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

10) Trabalhos publicados em anais de eventos
GOMES, Wilson; AGGIO, Camilo. Campanhas Online: O percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009. In: SNSP – Seminário Nacional Sociologia e Política, 1., Curitiba, 2009.

Artigos

Política padrão de seção

Ensaio

O ensaio acadêmico da REIS se constituiu em uma modalidade de gênero textual de abordagem crítica sobre certo debate ou questão de ordem científica, no campo da Sociologia e das Ciências Sociais. Consiste em uma produção textual no campo discursivo e argumentativo, pois revela o posicionamento e as ponderações reflexivo-críticas do autor ou autores a respeito de um tema proposto

Para apresentação do ensaio acadêmico recomendamos que os autores sigam a estrutura lógica do texto científico:

1 Título, seguido dos autores.

2 Resumo - escrito de forma breve, contendo o problema a debater, a linha teórica adotada, justificativa e objetivos do ensaio.

3 Introdução - destacar a tese a ser defendida (isto é, a ideia relacionada ao tema a ser tratado), evidenciando a linha teórica e o processo de argumentação a ser adotada, além de apontar como o texto está organizado (em seções a critério do autor).

4 Desenvolvimento, espaço em que o autor desenvolva as ideias centrais, bem como os diálogos teóricos, metodológicos ou os relatos de experiência que comporão o texto.

5 Considerações finais - recomendamos que o autor aponte as constatações a que chegou (lembrando que, para fazer um ensaio, necessário se faz dialogar com autores a partir da pesquisa bibliográfica) sendo, também, interessante fazer uma proposição final.

6 Referencias usadas - elencar, ao final do texto, o referencial teórico utilizado.

Por fim, recomendamos que o ensaio tenha no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.