Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- VERIFIQUE SE O WORD NÃO CONTÉM AUTORIA. É obrigatório que o arquivo submetido NÃO tenha autoria para garantir a revisão "duplo-cega".
- VERIFIQUE SE O ARTIGO ESTÁ NO TEMPLATE DA REVISTA (disponível em https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions).
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seçãoEnsaio
O ensaio acadêmico da REIS se constituiu em uma modalidade de gênero textual de abordagem crítica sobre certo debate ou questão de ordem científica, no campo da Sociologia e das Ciências Sociais. Consiste em uma produção textual no campo discursivo e argumentativo, pois revela o posicionamento e as ponderações reflexivo-críticas do autor ou autores a respeito de um tema proposto
Para apresentação do ensaio acadêmico recomendamos que os autores sigam a estrutura lógica do texto científico:
1 Título, seguido dos autores.
2 Resumo - escrito de forma breve, contendo o problema a debater, a linha teórica adotada, justificativa e objetivos do ensaio.
3 Introdução - destacar a tese a ser defendida (isto é, a ideia relacionada ao tema a ser tratado), evidenciando a linha teórica e o processo de argumentação a ser adotada, além de apontar como o texto está organizado (em seções a critério do autor).
4 Desenvolvimento, espaço em que o autor desenvolva as ideias centrais, bem como os diálogos teóricos, metodológicos ou os relatos de experiência que comporão o texto.
5 Considerações finais - recomendamos que o autor aponte as constatações a que chegou (lembrando que, para fazer um ensaio, necessário se faz dialogar com autores a partir da pesquisa bibliográfica) sendo, também, interessante fazer uma proposição final.
6 Referencias usadas - elencar, ao final do texto, o referencial teórico utilizado.
Por fim, recomendamos que o ensaio tenha no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.
Declaração de Direito Autoral
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.