Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Eletrônica INTERAÇÕES SOCIAIS – REIS, editada pelos docentes da área de Sociologia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, possui como objetivo central a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais, com especial atenção à Sociologia, à Antropologia e às Ciências Políticas, bem como reflexões e ensaios teóricos de cunho inédito. Acolhe também contribuições de áreas afins, desde que os trabalhos apresentados mantenham relação com o campo das Ciências Sociais. Presume-se que as propostas de colaboração apresentadas ao periódico observem os requisitos básicos para a elaboração de um texto científico e que se constituam em contribuições significativas para uma compreensão aprofundada e alternativa das temáticas abordadas. Sendo assim, as bases sobre as quais a REIS se assenta são a pluralidade de expressão e o reconhecimento da multidisciplinaridade teórica e metodológica.
A REIS se estrutura tanto em números temáticos quanto multitemáticos livres, sendo editada em formato eletrônico e publicada em caráter semestral. Aceita para publicação artigos científicos, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e contribuições dos movimentos sociais e comunidades tradicionais brasileiras. Os textos são elaborados por Doutores, Mestres, alunos de pós-graduação e atores políticos. As propostas podem ser direcionadas a composição de dossiês temáticos ou de fluxo contínuo de textos. O idioma da publicação é o português, mas também serão aceitos artigos em espanhol.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos trabalhos enviados à REIS está sujeita à aprovação prévia por parte da Comissão Editorial Executiva da revista. Após a análise prévia os textos são submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois avaliadores externos, os quais serão selecionados de acordo com a vinculação junto aos temas e conteúdo do trabalho. Os pareceristas são cadastrados na revista de acordo com pesquisa prévia na plataforma Lattes, considerando-se os interesses de investigação, os assuntos trabalhados e as palavras chave vinculadas à sua produção. Nesta perspectiva, o processo de avaliação dos trabalhos submetidos à REIS obedece ao seguinte fluxo:
1) Após submetidos através do portal eletrônico da revista, os originais são encaminhados à Comissão Editorial Executiva, que na análise inicial avalia se o trabalho está de acordo com as diretrizes da publicação e formatado segundo as normas do periódico.
2) Se aprovado, o texto é submetido à avaliação cega (sem identificação de autores) por parte de dois pareceristas externos.
3) De acordo com a política de avaliação da REIS, os pareceres possíveis são: (i) aprovar; (ii) aprovar com necessidade de revisões; (iii) submeter novamente para avaliação; (iv) rejeitar.
4) Em caso de aprovação ou rejeição unânime esta decisão é acatada pela editoria da revista. Em caso de aprovação por apenas um dos pareceristas os originais serão enviados a um terceiro avaliador externo que decidirá sobre o resultado final da avaliação. Se aprovado, o trabalho segue para publicação. Se reprovado, cabe a Secretaria Executiva comunicar, de forma breve, através de correio eletrônico, os motivos da não publicação do trabalho ao autor.
5) No caso dos trabalhos aprovados com necessidade de revisões, os textos poderão ser publicados sem a necessidade de novo parecer, desde que os autores promovam as alterações solicitadas pelos avaliadores. Por sua vez, no caso de propostas cuja avaliação recomenda nova submissão, os trabalhos serão novamente enviados para o(s) parecerista(s) que solicitou(aram) as referidas alterações.
6) O recebimento dos trabalhos será informado pela Comissão Editorial Executiva em até 2 (dois) dias úteis. Os comentários feitos pelos pareceristas serão informados aos autores, juntamente com o parecer do avaliador, em até 120 (cento e vinte) dias corridos da data de submissão de propostas. Após a emissão do parecer, os autores terão até 30 (trinta) dias para submeter a versão final do artigo com as alterações consideradas necessárias.
Periodicidade
Editada de maneira semestral, a publicação tem o propósito de veicular artigos científicos de conteúdo inédito nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, mas também acolhendo contribuições oriundas de áreas afins cuja temática se articule com o campo das Ciências Sociais.
Política de Acesso Livre
A Revista Eletrônica INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.