<b>A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos</b>
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Meio Ambiente. Educação Ambiental.Resumo
Esse trabalho verificou qual o conhecimento ambiental trazido para a escola por alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e de que modo ele reflete as tendências da Educação Ambiental como Tema Transversal nesta modalidade de ensino. Para tanto, identificou, em dez alunos do quarto termo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no ensino fundamental em uma escola estadual no Vale do Paraíba Paulista, dados demográficos, conhecimentos ambientais e comportamentos pró-ambientais fora da escola. Os dados, obtidos por questionário, foram analisados com base nas indicações da literatura, sobre Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. A faixa etária, entre 21 e 40 anos, e o trabalho como motivo para abandonar a escola, na idade regular do ensino fundamental, alinham-se aos padrões nacionais. O conhecimento ambiental mostra o entendimento da interação entre os diversos elementos do Meio Ambiente e do papel do homem na criação e na solução dos problemas ambientais. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.Downloads
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Publicado
30-03-2010
Como Citar
Bertolino, M. L. (2010). <b>A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 1–21. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/1237
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo