Sobre a Revista

EDITORAÇÃO REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA

A Revista Didática Sistêmica (REDSIS) não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação.

 

FOCO E ESCOPO

A Revista Didática Sistêmica (REDSIS) é uma publicação semestral de acesso livre do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A REDSIS tem por objetivo divulgar pesquisas, artigos, relatos de experiências, ensaios e resenhas originais, de teses, dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC), decorrentes de pesquisas teóricas, empíricas ou experiências pedagógicas e, oriundos de universidades do Brasil e do exterior que discutam sobre Educação, Educação Física e suas interfaces. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. 

 

CONCEITO Qualis-CAPES

EDUCAÇÃO – B3

EDUCAÇÃO FÍSICA – B4

ENSINO – B2

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

 

 

INSTRUÇÕES AOS AVALIADORES

Algumas orientações aos avaliadores a serem observadas para a elaboração do parecer:

- Título do artigo

- Data do parecer

- O texto em avaliação pertence à área de Educação, da Educação Física ou suas interfaces

- O texto trata-se de artigo, relato de experiência, ensaios ou resenha?

- O resumo apresenta todas as partes do artigo (objetivo, metodologia e síntese dos resultados) e está escrito de modo impessoal?

- O texto apresenta clareza na sua forma, linguística e estrutural.

- O texto apresenta objetivos, metodologia, análise de dados e conclusão.

- O texto apresenta conclusões claras, apontando contribuições para a área?

- O texto apresenta todas as referências de obras que foram citadas.

- Comente o texto, justificando as razões para o aceite, revisões requeridas ou a recusa do artigo. Caso a opção for revisões requeridas comente sobre as modificações a serem realizadas. No caso de recusa do artigo justifique a opção apontando as fragilidades do texto: introdução, fundamentação teórica, metodologia, análise dos dados, conclusão.

 

PERIODICIDADE

Revista de publicação semestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.