Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil:

desafios para uma proposta multicultural

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DOI :

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600

Mots-clés :

Imigração, Identidade Nacional, Multiculturalismo.

Résumé

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.

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Biographie de l'auteur-e

Sergio Luiz Marlow, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publié-e

2021-04-05

Comment citer

Marlow, S. L. (2021). Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(25), 420–447. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600