A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)

Auteurs-es

  • Thiago Torres de Paula Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Freguesia. Recém-nascido. Enjeitado

Résumé

O objetivo deste trabalho é examinar a composição de redes humanas de assistências às crianças recém-nascidas enjeitadas na freguesia da Cidade do Natal, localizada na Capitania do Rio Grande do Norte nos séculos XVIII e XIX. As principais fontes investigadas e analisadas na pesquisa foram: os assentos de batismo e óbito da freguesia; os Termos de vereação dos Senados da Câmara; o Primeiro livro de tombo da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, todo custodiado em arquivo em Natal. Quanto aos procedimentos adotados, pode-se destacar: a quantificação sistemática de informações presentes na documentação serial; a transcrição do conjunto amplo das fontes, e o cruzamento de nomes. O material empírico foi lido à luz de referenciais da história social e operado com os conceitos de figuração e circulação de crianças, resultando assim na identificação de um baixo índice de enjeitamento e de uma sociedade que se articulava em torno da assistência aos pequenos abandonados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Thiago Torres de Paula, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Doutor em História pela UFPR (2016), Mestre em História pela UFRN (2009), Bacharel e Licenciado em História pela UFRN (2005). Colaborador do LEHS/UFRN (Laboratório de Experimentação em História Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral em Educação no PPGED/UFRN.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-14

Comment citer

de Paula, T. T. (2018). A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 10(20), 215–240. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10816