Violência nas escolas: percepções e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil

Auteurs-es

Mots-clés :

violência nas escolas, representações e práticas.

Résumé

O presente estudo trata-se da análise sobre as representações e práticas de violência nas escolas entre adolescentes. O mesmo é o resultado da tese de doutoramento intitulada “Violência nas escolas: representações e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil”, na qual buscamos investigar de que maneira a violência se manifesta na escola, como ela é percebida pelos envolvidos e quais têm sido as práticas de enfrentamento da mesma.

A análise da violência em contexto escolar é um dos aspectos abordados na referida pesquisa e teve como foco central a concepção que os alunos das escolas pesquisadas têm a esse respeito. Trata-se também de um estudo comparado entre dois países, diferentes em muitos aspectos, mas que se assemelham em termos da natureza da violência escolar no tocante às origens dos processos de produção da mesma.

O estudo apresenta também, relatos dos adolescentes sobre a percepção que estes vivenciam no cotidiano de suas escolas e estratégias que segundo estes atores sociais, deveriam ser utilizadas para lidar com os conflitos existentes.  Embora diferentes em muitos aspectos, estas escolas se assemelham no tocante à existência de incivilidades e a preocupação dos adolescentes em preveni-las com ações afirmativas frente a estes atos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fabiana Maria Roque Chaves, GATE- Departamento de Educação - Universidade Federal de Viçosa Faculdade de Viçosa

Atualmente é doutora em Sociologia, especialidade Sociologia do Conhecimento, Cultura e Educação pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal. Mestre em Ciências da Educação, linha Teoria e Desenvolvimento Curricular-Mediação em Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal. Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós Graduação em Ciências da Religaão. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa-Minas Gerais-Brasil. Professora na Faculdade de Viçosa, onde ministra as disciplinas docência na educação básica, educação e saúde, ciências: conteúdos e métodos II e metodologia de pesquisa pedagógica. É orientadora de estágios supervisionados do curso de Pedagogia, nas áreas de educação infantil, anos inciais e educação de jovens e adultos. Responsável pelo Programa de Apoio Educacional e Psicopedagógico a docentes e discentes da Instituição.

Références

ABRAMOVAY, M. & Rua, M.G. Escola e Violência. Brasília: UNESCO, 2002.
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Caleidoscópio das violências nas escolas. Brasília: Missão Criança, 2006.
ABRAMOVAY, Miriam et al. Conversando sobre violência e convivência nas escolas. Rio de Janeiro: FLACSO - Brasil, OEI, MEC, 2012.
BARROS, Nazaré. Violência nas Escolas Bullying: Reflexões sobre indisciplina, violência e bullying escolar. Lisboa: Bertrand Editora, 2010.
CHARLOT, B. (2002). Violência nas escolas: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, n. 8, jul./dez.
DEBARBIEUX, E. (Coord.).”La violence à l`école: approaches européenes”. Institute National de Recherche Pedagogic. In: Revue Francaise de Pedagogie, n.°123 – avril, mai-juin,1998.
DEBARBIEUX, Éric.; BLAYA, Catherine. (orgs). Violência nas escolas: dez abordagens européias. Brasília: UNESCO, 2002.
LISBOA, Manuel (coord.). Infância Interrompida. Caracterização das actividades desenvolvidas pelas crianças e jovens em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2009.
SEBASTIÃO, João, ALVES, Mariana Gaio, CAMPOS, Joana. Violência na escola: Das políticas aos quotidianos. Sociologia, Problemas e Práticas, nº 41, p. 37-62, 2003.
SILVA, Joelma Oliveira da & RISTUM, Marilena. A violência escolar no contexto de privação de liberdade. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, 30(2), p.232-247, 2010.
TAVARES, Priscilla Albuquerque; PIETROBOM, Francine Carvalho. Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estud. Econ., São Paulo, vol.46, n.2, p. 471-498, abr.-jun. 2016.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-01

Comment citer

Chaves, F. M. R. (2020). Violência nas escolas: percepções e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 11(22), 285–301. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10803