Violência nas escolas: percepções e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil
Palabras clave:
violência nas escolas, representações e práticas.Resumen
O presente estudo trata-se da análise sobre as representações e práticas de violência nas escolas entre adolescentes. O mesmo é o resultado da tese de doutoramento intitulada “Violência nas escolas: representações e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil”, na qual buscamos investigar de que maneira a violência se manifesta na escola, como ela é percebida pelos envolvidos e quais têm sido as práticas de enfrentamento da mesma.
A análise da violência em contexto escolar é um dos aspectos abordados na referida pesquisa e teve como foco central a concepção que os alunos das escolas pesquisadas têm a esse respeito. Trata-se também de um estudo comparado entre dois países, diferentes em muitos aspectos, mas que se assemelham em termos da natureza da violência escolar no tocante às origens dos processos de produção da mesma.
O estudo apresenta também, relatos dos adolescentes sobre a percepção que estes vivenciam no cotidiano de suas escolas e estratégias que segundo estes atores sociais, deveriam ser utilizadas para lidar com os conflitos existentes. Embora diferentes em muitos aspectos, estas escolas se assemelham no tocante à existência de incivilidades e a preocupação dos adolescentes em preveni-las com ações afirmativas frente a estes atos.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Caleidoscópio das violências nas escolas. Brasília: Missão Criança, 2006.
ABRAMOVAY, Miriam et al. Conversando sobre violência e convivência nas escolas. Rio de Janeiro: FLACSO - Brasil, OEI, MEC, 2012.
BARROS, Nazaré. Violência nas Escolas Bullying: Reflexões sobre indisciplina, violência e bullying escolar. Lisboa: Bertrand Editora, 2010.
CHARLOT, B. (2002). Violência nas escolas: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, n. 8, jul./dez.
DEBARBIEUX, E. (Coord.).”La violence à l`école: approaches européenes”. Institute National de Recherche Pedagogic. In: Revue Francaise de Pedagogie, n.°123 – avril, mai-juin,1998.
DEBARBIEUX, Éric.; BLAYA, Catherine. (orgs). Violência nas escolas: dez abordagens européias. Brasília: UNESCO, 2002.
LISBOA, Manuel (coord.). Infância Interrompida. Caracterização das actividades desenvolvidas pelas crianças e jovens em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2009.
SEBASTIÃO, João, ALVES, Mariana Gaio, CAMPOS, Joana. Violência na escola: Das políticas aos quotidianos. Sociologia, Problemas e Práticas, nº 41, p. 37-62, 2003.
SILVA, Joelma Oliveira da & RISTUM, Marilena. A violência escolar no contexto de privação de liberdade. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, 30(2), p.232-247, 2010.
TAVARES, Priscilla Albuquerque; PIETROBOM, Francine Carvalho. Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estud. Econ., São Paulo, vol.46, n.2, p. 471-498, abr.-jun. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.