Olhares da caserna na preservação de autonomias militares durante o processo de redemocratização no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.280Résumé
Pretendemos com o presente artigo analisar a visão do Exército na Nova República, referente à distensão iniciada no regime militar (1964-1985), a formação da Constituinte e o quadro tutelar empreendido no governo Sarney. Nesse artigo, utilizaremos dissertações e teses de oficiais do Exército da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Tendo em vista que o controle político sobre a defesa no Brasil, durante um bom período de sua história republicana, esteve sob o controle dos militares, especialmente no período ditatorial, a manutenção dos interesses castrenses no processo de redemocratização se fez presente naquele momento, bem como influenciou no imaginário político dos oficiais nos novos tempos democráticos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.