Olhares da caserna na preservação de autonomias militares durante o processo de redemocratização no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.280Abstract
Pretendemos com o presente artigo analisar a visão do Exército na Nova República, referente à distensão iniciada no regime militar (1964-1985), a formação da Constituinte e o quadro tutelar empreendido no governo Sarney. Nesse artigo, utilizaremos dissertações e teses de oficiais do Exército da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Tendo em vista que o controle político sobre a defesa no Brasil, durante um bom período de sua história republicana, esteve sob o controle dos militares, especialmente no período ditatorial, a manutenção dos interesses castrenses no processo de redemocratização se fez presente naquele momento, bem como influenciou no imaginário político dos oficiais nos novos tempos democráticos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.