O processo de Cartagena de 1984 e os fluxos migratórios venezuelanos.
Soluções Duradouras
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i26.12572Palabras clave:
Declaração de Cartagena de 1984, Fluxos Migratórios Venezuelanos, Soluções DuradourasResumen
Com o objetivo de verificar a pertinência do chamado Processo de Cartagena de 1984 aos fluxos migratórios advindos da Venezuela e de identificar as diretrizes da proteção internacional dos refugiados no referido país, foi realizado uma investigação a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a Declaração de Cartagena de 1984 traz o significado mais abrangente para a definição de refugiado, faz-se de extrema relevância analisar a incidência de sua aplicação no caso venezuelano. Neste trabalho, buscou-se perquirir a aplicação da Declaração de Cartagena à situação da Venezuela, analisando a sua política migratória e a incidência normativa deste processo. Concluiu-se que a crise humanitária venezuelana gera um deslocamento internacional misto, a qual, uma vez identificada pelos países de acolhida, deve ensejar uma imediata e ampla proteção para além das soluções individuais, baseadas em soluções duradouras previstas desde o Plano de Ação do México de 2004.
Descargas
Citas
ACNUR. Memórias do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados (1984-2014). Equador: ACNUR, 2015.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HATHAWAY, James C. FOSTER, Michelle. The Law of Refugee Status. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
JARDIM, Denise F. Imigrantes ou Refugiados- Tecnologias de controle e as fronteiras. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SÁEZ, Felipe Andrés Aliaga. Migraciones Internacionales – alteridad y procesos sociopolíticos. Bogotá: Universidad Santo Tomás, 2017.
TORPEY, John. L´Invention du Passeport – Etáts, citoyenneté et surveillance. Paris: Belin, 2005.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Vol.1. Porto Alegre: Sergio Fabris Editor, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 CESAR AUGUSTO SILVA DA SILVA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.