O processo de Cartagena de 1984 e os fluxos migratórios venezuelanos.
Soluções Duradouras
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i26.12572Keywords:
Declaração de Cartagena de 1984, Fluxos Migratórios Venezuelanos, Soluções DuradourasAbstract
Com o objetivo de verificar a pertinência do chamado Processo de Cartagena de 1984 aos fluxos migratórios advindos da Venezuela e de identificar as diretrizes da proteção internacional dos refugiados no referido país, foi realizado uma investigação a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a Declaração de Cartagena de 1984 traz o significado mais abrangente para a definição de refugiado, faz-se de extrema relevância analisar a incidência de sua aplicação no caso venezuelano. Neste trabalho, buscou-se perquirir a aplicação da Declaração de Cartagena à situação da Venezuela, analisando a sua política migratória e a incidência normativa deste processo. Concluiu-se que a crise humanitária venezuelana gera um deslocamento internacional misto, a qual, uma vez identificada pelos países de acolhida, deve ensejar uma imediata e ampla proteção para além das soluções individuais, baseadas em soluções duradouras previstas desde o Plano de Ação do México de 2004.
Downloads
References
ACNUR. Memórias do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados (1984-2014). Equador: ACNUR, 2015.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HATHAWAY, James C. FOSTER, Michelle. The Law of Refugee Status. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
JARDIM, Denise F. Imigrantes ou Refugiados- Tecnologias de controle e as fronteiras. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SÁEZ, Felipe Andrés Aliaga. Migraciones Internacionales – alteridad y procesos sociopolíticos. Bogotá: Universidad Santo Tomás, 2017.
TORPEY, John. L´Invention du Passeport – Etáts, citoyenneté et surveillance. Paris: Belin, 2005.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Vol.1. Porto Alegre: Sergio Fabris Editor, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 CESAR AUGUSTO SILVA DA SILVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.