Escola e violência sob a ótica da sociologia

Autores/as

  • Fabiana Maria Roque Chaves Universidade Nova de Lisboa

Palabras clave:

violência, escola, sociologia

Resumen

O presente artigo registra a participação da sociologia como uma ciência
capaz de contribuir com o diagnóstico da violência existente atualmente na escola, e
considera que os mecanismos administrativos dos aparelhos ideológicos do Estado
não conseguem, efetivamente, estabelecer a justa medida que deva haver entre
violência e escola, em razão da precariedade moral, ética e física em que se
encontram.

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Biografía del autor/a

Fabiana Maria Roque Chaves, Universidade Nova de Lisboa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Conhecimento, Cultura e Educação da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Cesnova- Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa e do Observatório de Violência. Professora convidada da Pós-Graduação em Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Inconfidentes- Brasil.

Publicado

2014-12-07

Cómo citar

Chaves, F. M. R. (2014). Escola e violência sob a ótica da sociologia. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(12). Recuperado a partir de https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10557