A moça é séria e o noivo lhe fez mal: o defloramento através dos processos criminais
Keywords:
fontes judiciais, relações de poder, gênero, defloramentoAbstract
O presente artigo pretende mostrar parte da pesquisa realizada no Centro de Memória Regional do Judiciário (CMRJU), integrado ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), utilizando-se de processos criminais que versam sobre delitos contra mulheres na cidade de Caxias do Sul, no período de 1900 a 1930. São delitos de estupro, sedução e defloramento praticados pelos companheiros de mulheres, normalmente jovens menores de idade. O artigo traz o estudo de um desses processos, que trata sobre defloramento, datado de 1928.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.