A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049Palavras-chave:
Representações Sociais, Identidade Docente, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.Downloads
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