A base nacional comum curricular e a superação de conflitos em um projeto educativo

Autores

  • Rudinei Barichello Augusti Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem. Três de Maio/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.5921

Palavras-chave:

BNCC. Projeto Educativo. Superação de Conflitos.

Resumo

Este artigo compreende o estudo, revisão, investigação, sobre a Base Nacional Comum Curricular, bem como aborda a superação de conflitos para o desenvolvimento do projeto educativo. O mesmo apresenta a fundamentação legal da Base Nacional Comum Curricular, bem como, de que forma esses elementos legais foram se tornando legítimos no decorrer da história. Após a fundamentação dos aspectos legais, históricos, culturais e sociais da Base, apresenta-se duas barreiras e três conflitos que precisam ser superados na dinâmica da Base Nacional Comum Curricular. A primeira barreira imposta ao currículo escolar refere-se ao afastamento do professor, do aluno, do agente educacional e dos pais, do exercício político-pedagógico e educacional das escolas. A segunda, é consequência do veio da Pedagogia Tradicional, em que emprega a existência de um conhecimento exterior e prévio da escola que deve ser apreendido e aprendido por ela. Já os conflitos são a superação da racionalidade técnica, a superação da epistemologia reguladora e, a superação dos conflitos culturais. Nesse sentido, o que se busca é compreender a Base Nacional Comum Curricular a partir de seu contexto imbricado pedagógica e politicamente.

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Biografia do Autor

Rudinei Barichello Augusti, Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem. Três de Maio/RS, Brasil.

Professor de Filosofia do Ensino Superior

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Augusti, R. B. (2019). A base nacional comum curricular e a superação de conflitos em um projeto educativo. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 366–389. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.5921