<b>Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola</b>
Palavras-chave:
Crianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.Resumo
A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.Downloads
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Publicado
2010-11-12
Como Citar
Delalande, J., & Simon, C. (2010). <b>Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(1), 15–30. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/1509
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Artigos
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