<b>Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola</b>

Autores/as

  • Julie Delalande
  • Claire Simon

Palabras clave:

Crianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.

Resumen

A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julie Delalande

Etnóloga; professora de Ciências da Educação, Université de Caen – Basse-Normandie; pesquisadora do CERSE (Centre d’Études et de Recherche en Sciences de l’Éducation).

Publicado

2010-11-12

Cómo citar

Delalande, J., & Simon, C. (2010). <b>Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(1), 15–30. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/1509

Número

Sección

Artigos