REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS(AS) SURDOS(AS) E OUVINTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9523Mots-clés :
Estudos Surdos. Identidade/diferença. Relação surdos-ouvintes. Escola.Résumé
Este artigo problematiza algumas práticas de interação e elementos sociais/educacionais que contribuem com as aproximações e/ou distanciamentos entre alunos/as surdos/as e ouvintes em uma escola declarada inclusiva na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, fundamenta-se em reflexões sobre a política de inclusão e os Estudos Surdos. O procedimento metodológico envolveu observações, seguido de registros sobre a legitimação de identidades e diferenças em meio à luta por (re)significação social, especificamente, dos/as alunos/as surdos/as. Os resultados evidenciaram, simultaneamente, rupturas, resistências, tensões e desafios vividos pelos sujeitos protagonistas deste estudo, os quais demonstraram que a capacidade de construção de suas identidades se baseia em um processo de associação e/ou dissociação entre grupos surdos e ouvintes.Téléchargements
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