DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9192

Mots-clés :

Epistemologia Descolonial, Educação Transgressora, Educação Popular

Résumé

Neste ensaio procuramos cogitar caminhos para a descolonização do pensamento no âmbito da educação e da pesquisa. Embasadas na perspectiva epistemológica descolonial, refletimos sobre diferentes aspectos que ilustram a crise do paradigma dominante no campo da ciência e da sociedade. Aliás, o próprio conceito de Brasil Profundo nos convida a (re)pensar as relações decorridas do imperialismo e da modernidade visando à construção de um mundo mais digno e seguro, que reconheça e respeite todas as existências. Avançamos, assim, problematizando percepções ou narrativas históricas sobre a construção da identidade e da cultura brasileira. E, por fim, sinalizamos a urgência de se produzir práticas transgressoras, por meio da educação popular e da ecologia de saberes, mas também através de pesquisas com métodos inovadores, reconhecendo e, sobretudo, valorizando razões oprimidas e subalternizadas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Álvaro Veiga Júnior, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Pedagogo pela Universidade Luterana do Brasil-RS e bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Especialista em Ecologia Humana, pela Universidade Vale dos Sinos-RS e Especialista em Formação para Magistério e Metodologia de Ensino, pelas Faculdades Integradas de Amparo-SP. Mestre em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande-RS; e Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), com período de estágio sanduíche na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, pobreza e gênero.

Anelise Fernandes Silveira, Universidade Federal de Pelotas/RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2009). Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Pelotas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas.

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Publié-e

2020-12-03

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Veiga Júnior, Álvaro, Accorssi, A., & Silveira, A. F. (2020). DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9192

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