Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo: conquistas, desafios e retrocessos

Auteurs-es

  • Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Educação - Campus XII / Universidade de Brasília - UNB
  • Orlando Santana Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Educação - Campus XII https://orcid.org/0000-0002-4323-8102

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8325

Mots-clés :

Reforma Agrária, Movimentos Sociais, Educação do Campo

Résumé

Este artigo busca discutir a tríade Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, em uma perspectiva analítica conceitual ao modo de produção camponesa frente ao capitalismo agrário, tendo como pressuposto a relevância dos movimentos sociais no processo histórico contra-hegemônico. Utilizou-se como base para coleta de dados a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a partir de estudos de autores que discutem o tema e buscam destacar a importância de uma reforma agrária popular para diminuir as desigualdades sociais no campo e por uma Educação do Campo libertadora que priorize a cultura camponesa. Assim, destacamos que a luta dos movimentos sociais não é apenas por terra, mas também por um projeto popular de Educação do Campo que incorpore o conhecimento dos camponeses à reflexão acerca do trabalho e das lutas sociais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Domingos Rodrigues da Trindade, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Educação - Campus XII / Universidade de Brasília - UNB

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade de Brasília. Professor adjunto do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CAMPUS XII/UNEB. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE.

Orlando Santana Costa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Educação - Campus XII

Graduado em Pedagogia (2015) e especialista em Educação do Campo (2018) pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB - DEDC CAMPUS XII - GUANAMBI - BA. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE pela UNEB DEDC Campus XII.

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Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Trindade, D. R. da, & Costa, O. S. (2019). Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo: conquistas, desafios e retrocessos. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 299–318. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8325

Numéro

Rubrique

Artigos de fluxo contínuo