Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo: conquistas, desafios e retrocessos
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8325Mots-clés :
Reforma Agrária, Movimentos Sociais, Educação do CampoRésumé
Este artigo busca discutir a tríade Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, em uma perspectiva analítica conceitual ao modo de produção camponesa frente ao capitalismo agrário, tendo como pressuposto a relevância dos movimentos sociais no processo histórico contra-hegemônico. Utilizou-se como base para coleta de dados a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a partir de estudos de autores que discutem o tema e buscam destacar a importância de uma reforma agrária popular para diminuir as desigualdades sociais no campo e por uma Educação do Campo libertadora que priorize a cultura camponesa. Assim, destacamos que a luta dos movimentos sociais não é apenas por terra, mas também por um projeto popular de Educação do Campo que incorpore o conhecimento dos camponeses à reflexão acerca do trabalho e das lutas sociais.Téléchargements
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