Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo: conquistas, desafios e retrocessos
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8325Palabras clave:
Reforma Agrária, Movimentos Sociais, Educação do CampoResumen
Este artigo busca discutir a tríade Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, em uma perspectiva analítica conceitual ao modo de produção camponesa frente ao capitalismo agrário, tendo como pressuposto a relevância dos movimentos sociais no processo histórico contra-hegemônico. Utilizou-se como base para coleta de dados a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a partir de estudos de autores que discutem o tema e buscam destacar a importância de uma reforma agrária popular para diminuir as desigualdades sociais no campo e por uma Educação do Campo libertadora que priorize a cultura camponesa. Assim, destacamos que a luta dos movimentos sociais não é apenas por terra, mas também por um projeto popular de Educação do Campo que incorpore o conhecimento dos camponeses à reflexão acerca do trabalho e das lutas sociais.Descargas
Citas
ALENTEJANO, Paulo. Terra. In: CALDART, Roseli Salete (org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012, p. 740-743.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Via Campesina. Plataforma de política para a agricultura brasileira. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 127-140.
CALDART, Roseli Salete. Movimento sem terra: lições de pedagogia. Currículo sem Fronteiras. Disponível em: http://www.currilosemfronteiras.org/articicles.htm2006. Acesso em: 24/01/2018.
______. Sobre Educação do Campo. In: III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Luziânia, GO, 2007.
CAPANEMA, Clélia de Freitas. Gênese das mudanças nas políticas públicas e na gestão da educação básica. In: BITTAR, Marluce; et al. (Org.). Gestão e políticas da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
CARVALHO, Horácio Martins de. Uma ressignificação para a reforma agrária no Brasil. In: STÉDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 127-140.
CARVALHO, Marize Souza. Formação de Professores e Demandas dos Movimentos Sociais: A Universidade Necessária. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação. Salvador, Bahia, 2003.
DESMARAIS, Anette Aurélie. A Via Campesina: a globalização e o poder do campesinato. Trad. Carlos Alberto Silveira Betto Soares. São Paulo: Cultura Acadêmica: Expressão Popular, 2013.
FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Brasil: 500 anos de luta pela terra. Revista de Cultura Vozes, mar., 2001. Disponível em: www.culturavozes.com.br/revistas/0293.html. Acesso em: 24/01/2018.
______. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). In: CALDART, Roseli Salete (Org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012, p. 496-499.
______. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo: Cortez, 2001.
______; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional. Por uma educação básica do campo: texto preparatório. In: Mônica Castagna (Org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
GUZMÀN, Sevilla Eduardo; MOLINA Manoel González. Sobre a evolução do conceito de campesinato. Trad. Ênio Guterres e Horário Martins de Carvalho. 3. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
LÊNIN, Vladimir Ilyich. O Estado e a Revolução: O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na Revolução. São Paulo: Hucitec, 1977.
MARQUES, Marta Inez Medeiros. Agricultura e campesinato no mundo e no Brasil: um renovado desafio à reflexão teórica. In: PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João Edmilson (Org..). Campesinato e territórios em disputas. São Paulo: Expressão Popular, UNESP, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2008, p.49-78.
MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os Movimentos Sociais? In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Nº 17, junho de 1989, p. 51-66. Tradução de Suely Bastos.
MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Coleção por uma Educação do Campo, nº 5. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Educação no MST: balanço 20 anos. Boletim da Educação, São Paulo, nº 9, 2004.
PEREIRA, João Márcio Mendes. A luta política em torno da implementação do modelo de reforma agrária de mercado durante o governo Cardoso. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 19-68.
SAMPAIO JR., Plínio de Arruda. Notas críticas sobre a atualidade e os desafios da questão agrária. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 167-187.
SAMPAIO, Plínio de Arruda. A questão agrária brasileira e a luta pelo socialismo. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 85-102.
SANTOS, Arlete Ramos dos. Aliança (neo)desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: movimentos sociais e reforma agrária do consenso. Curitiba: CRV, 2016, 210 p.
SANTOS, Givandete Evangelista dos. A Gestão da Política da Educação do Campo na Bahia. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.
SILVA, Maria Lucia Carvalho da. Movimentos Sociais: gênese e principais enfoques conceituais. In: Revista Kairos. São Paulo, 2001.
STÉDILE, João Pedro. Questão Agrária. In: CALDART, Roseli Salete (Org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012, p. 639-644.
TARDIN, José Maria. CULTURA CAMPONESA. In: CALDART, Roseli Salete (Org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012, p. 178-186.
TRINDADE, Domingos Rodrigues da. Constituição social do ser jovem camponês no contexto de assentamentos da Reforma Agrária na microrregião de Guanambi. 2015. 356 f. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, DF, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.