Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7817Mots-clés :
Tutor. Educação a Distância. Metodologia.Résumé
Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.Téléchargements
Références
BARDIN, Laurence. L’analyse de contenu. 2e ed. Paris: P.U.F., 2013.
BERGE, Zane L. Facilitating computer conferencing: Recommendations from the field. Educational Technology, v. 35, n. 1, p. 22-30, 1995.
BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 3, p. 131–146, 2010.
BORGES JÚNIOR, Antônio et al. Um estudo das competências dos tutores de educação a distância na REDE E-TEC BRASIL. In: SIED:ENPED — Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2., 15–26 set. 2014, São Carlos. Anais do... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014. Disponível em: <http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/648>.
BORGES JÚNIOR, Antônio; GRACIANO, Paula; FILGUEIRA, Sérgio. Matriz de competências de tutores em educação a distância. In: CIAED — Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 20., 2014, Curitiba. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/126.pdf>.
BORGES, João Paulo Fonseca et al. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 935–951, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&tlng=pt>.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
COELHO JUNIOR, Francisco Antonio et al. Mapeamento de competências profissionais de tutores de cursos na modalidade à distância. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 3, p. 878–896, 2013. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8597>.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8th ed. New York: Routledge, 2018.
DUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online: análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. Dissertação (Mestrado em Gestão de Educação Profissional e Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506>.
GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; PINO, Mauro Augusto Burkert Del. A comunicação e os saberes dos tutores em educação a distância. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt16_trabalhos_pdfs/gt16_3103_texto.pdf>.
HARZING, Anne-Wil; ALAKANGAS, Satu. Google Scholar, Scopus and the Web of Science: a longitudinal and cross-disciplinary comparison. Scientometrics, v. 106, n. 2, p. 787–804, 2016.
HILL, Clara E. et al. Consensual qualitative research: An update. Journal of counseling psychology, v. 52, n. 2, p. 196–205, 2005.
JEONG, Allan. Análise quantitativa de padrões de interação na educação a distância online. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 415–432.
KENSKI, Vani (Org.). Grupos que pesquisam EaD no Brasil. São Paulo: ABED, 2017. Disponível em: <http://abed.org.br/congresso2017/Grupos_que_pesquisam_EAD_no_Brasil.pdf>.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto & Contexto Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 502-507, 2014.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. Brasília: Liberlivro, 2012.
LITTO, Fredric M.; FILATRO, Andrea; ANDRÉ, Claúdio. Brazilian research on Distance Learning, 1999–2003: a state-of-the-art study. Open Praxis — the Electronic Journal of the International Council for Open & Distance Education, 2005.
LITTO, Fredric M. Infrações que prejudicam a imagem da EAD. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. p. 367–373.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, E. D. A. Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. reimpr. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de et al. A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores. RENOTE —Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, jul. 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/21894>.
MELLO, Luci Ferraz de. Grupos que Pesquisam EaD na área de Comunicação. In: KENSKI, Vani (Org.). Grupos que pesquisam EaD no Brasil. São Paulo: ABED, 2017. p. 122–147.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.
OKOLI, C. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, n. 1, paper 43, p. 879–910, 2015.
OLIVEIRA NETO, José Roberto Dutra; SANTOS, Elaine Maria dos. Analysis of the methods and research topics in a sample of the Brazilian Distance Education publications, 1992 to 2007. The American Journal of Distance Education, v. 24, n. 1, p. 119–134, jul.-set. 2010.
PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. 4th ed. Thousand Oaks: CA: Sage, 2015.
SAGGIOMO, Leandro da Silva et al. Formação continuada em educação a distância: ação e reflexão sobre as competências do professor tutor. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 200–216, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1025>.
SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2015.
TENÓRIO, André et al. Competências pedagógicas e socioafetivas de tutores a distância na percepção de alunos. Revista EDaPECI, v. 14, n. 3, p. 522–544, set./dez. 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3279>.
TENÓRIO, André; TELES, Aline dos Santos; TENÓRIO, Thaís. Levantamento de competências pedagógicas necessárias a tutores da educação a distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 1, p. 183–207, 2016. Disponível em: <http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/13842>.
ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.