Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7754Mots-clés :
Orientação de TCC, Trabalho interativo, Educação a distância.Résumé
O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.Téléchargements
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