A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua

Auteurs-es

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2548-5086
  • Cristian Danilo Cerda Cerda Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450

Mots-clés :

Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua

Résumé

O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.

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Bibliographies de l'auteur-e

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Doutor em Educação, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG. Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Educação Ambiental (PPGEA) Líder do Grupo de Pesquisa sobre os Fundamentos da Educação Ambiental  e Popular -(GEFEAP). Editor chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental -REMEA.

Cristian Danilo Cerda Cerda, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Mestre em Educação Ambiental, Delegado de Educação do Ministério da Educação da Nicarágua.

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Publié-e

2018-08-17

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Pereira, V. A., & Cerda Cerda, C. D. (2018). A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 352–368. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450