Pedagogias Culturais do Projeto “Caixa de Memórias POA”

Auteurs-es

  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Nathália Santos Da Costa Universidade Luterana do Brasil (ulbra)

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7276

Mots-clés :

Projeto de Ação Educativa. Patrimônio Cultural. Pedagogias Culturais.

Résumé

Resumo: Este estudo investiga as pedagogias culturais produzidas e disseminadas pelo projeto de ação educativa “Caixa de Memórias POA”, do Setor Educativo do Museu Joaquim José Felizardo. A análise tem como objetivo central investigar as pedagogias culturais mais recorrentes produzidas sobre o patrimônio cultural da cidade nos relatos produzidos por alunos (as) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. A abordagem teórica articula a perspectiva dos Estudos Culturais com o campo do Patrimônio Cultural. A análise dos “relatos pessoais” de alunos (as) registrados no Diário de Bordo do projeto revela que os patrimônios culturais da cidade apropriados pelos alunos (as) não têm como foco apenas os patrimônios culturais materiais e consagrados, mas refere-se também aos patrimônios cotidianos da cidade, mobilizados a partir das vivências desses alunos (as).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Maria Angélica Zubaran, doutorado em História na State University of New York, Pós-doutorado no Birkbeck College da London University professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, Pesquisadora do NEABI/Ulbra. Email angelicazubaran@yahoo.com.br

Nathália Santos Da Costa, Universidade Luterana do Brasil (ulbra)

Bacharel em Museologia na UFPEL, Mestre e doutoranda em Educação na Ulbra. Atua como museóloga do Museu Militar do Comando Militar do Sul desde 2011.

Références

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

BRASIL. Decreto nº 3551. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm

BRASIL. Regimento Interno Museu Joaquim José Felizardo. 2011. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwipl7ym2JDWAhXGIJAKHekyBsoQFggmMAA&url=http%3A%2F%2Fdopaonlineupload.procempa.com.br%2Fdopaonlineupload%2F364_ce_27228_3.pdf&usg=AFQjCNEn_Knx8yYnEDQNlLEYpA4pTXzwoQ

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Estatuto dos Museus. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 14 jan. 2009.

BRASIL. Programa Nacional de Educação Museal. Documento Preliminar. 2013. Disponível em: http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/DOCUMENTO-PRELIMINAR1.pdf

BLACH, Matheus. Patrimônio Cultural: trajetória e abrangência conceitual. [Belo Horizonte]: [S.n.], [2010]

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.39. n.2, p.573-593, 2014.

CAMOZZATO, Viviane Castro, Rodrigo Saballa de Carvalho, Paula Deporte de Andrade (Orgs.). Pedagogias Culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: PR, Appris editora, 2016.

CERQUEIRA, Fábio Vergara. Patrimônio Cultural, escola, cidadania e desenvolvimento sustentável. Diálogos. DHI/PPH/UEM,v.9, p.91-109, 2005.

CHAGAS, Mario. No museu com a turma do Charlie Brown. Cadernos de Museologia nº2, Rio de Janeiro, p.49-65, 1994.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 3 ed. São Paulo: Estação Liberdade; UNESP, 2006.

CURY, Marília Xavier. Museu em Transformação. Revista Museu: cultura levada a sério. 2012. Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/18demaio/artigos.asp?ano=2012

FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi. Patrimônio: as várias dimensões de um conceito. História em Revista, UFPel, Pelotas, v 10, s/p, 2004.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além de pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.56-76.

FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio e memória: considerações sobre os bens culturais. 2006. Disponível em: http://www.academia.edu/10220759/Patrim%C3%B4nio_e_Mem%C3%B3ria

FUNARI, Pedro Paulo; FUNARI, Raquel dos Santos. Educação Patrimonial: teoria e prática. In: SOARES, André Luis Ramos (Org.). Educação Patrimonial: teoria e prática. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2007, p.12-21.

GIL, Carmem Zeli de Vargas; POSSAMAI, Zita Rosane. Educação patrimonial: percursos, concepções e apropriações. Revista Mouseion. Canoas, n.19, 2014, p.13-26.

GOMES, Carla Renata. O pensamento de Waldisia Rússio sobre a museologia. Inf. & Soc., João Pessoa, v.25, n.3, p. 21-35, set/dez. 2015.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, n23, 2005. P.15-36.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; FARIAS, Priscila; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, Iphan, 1999.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a História do Museu. Cadernos de Diretrizes Museológicas. Brasília: [S.n], 2006, p. 19-30.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e Identidade. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009. p. 100-118.

POSSAMAI. Zita Rosane. O patrimônio em construção e o conhecimento histórico. Revista Ciências e Letras. Porto Alegre, p. 13-35, 2000.

POSSAMAI. Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições, 2001, p.144.

POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade: escritas da memória, leituras da história. In: POSSAMAI, Zita Rosane (Orgs). Leituras da Cidade. Porto Alegre: Evangraf, 2010, p.209-220.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente, séculos XVIII-XXI, do monumento aos valores. In: TEIXEIRA, Guilherme João Freitas. Brasil: Estação Liberdade, 2009, 240p.

SANT’ANNA. Marcia. A face imortal do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.46-55.

STEINBERG, Shirley & KINCHELOE, Joe. “Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-moderna”. In: STEINBERG, Shirley & KINCHELOE, Joe (orgs.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

STEPHANOU, Maria. Evidências da História, memórias entretecidas: experiências e novas aproximações educativas em torno do patrimônio. In: GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski (Org.). Patrimônio Cultural e Ensino de História. Porto Alegre: Edelbra, 2014.

TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.

ZUBARAN, Maria Angélica. Narrativas orais no museu: preservando memórias sociais e patrimônios culturais da cidade. Revista Memória em Rede. Pelotas, v.3, n.8, p.1-14, 2013.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Encontros interculturais, hibridações pós-modernidades. REU. Sorocaba, SP, v.36, n.1, p.2-35, jun. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-19

Comment citer

Zubaran, M. A., & Da Costa, N. S. (2017). Pedagogias Culturais do Projeto “Caixa de Memórias POA”. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 65–88. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7276

Numéro

Rubrique

Dossiê temático