O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades

Auteurs-es

  • Ataualpa Luiz de Oliveira IF SUDESTE MG-SJDR
  • Rhuan Jonathan da Silva IF SUDESTE MG-SJDR

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6733

Mots-clés :

Análise do Discurso, Charge, Sujeito professor

Résumé

Este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e tem como propósito investigar os efeitos de sentidos em charges que representam o professor a partir de um confronto entre “o ontem e o hoje”. Para tanto, serão analisadas as imagens – forma singular de representação do gênero em estudo – buscando responder ao seguinte questionamento: como se dá a representação de sujeito professor instaurada a partir de charges brasileiras? Diante disso, buscou-se refletir acerca da representação da identidade do sujeito professor pelo suposto modo despretensioso que a charge conduz o seu discurso, atentando para o fato de que, revestidos pelo humor, tais imagens sedimentam e naturalizam práticas de depreciação e exclusão em relação às identidades sociais. Percebeu-se, então, que paira sobre o sujeito professor determinados estereótipos que marcam-no como vítima; como um ser fraco e passivo não só diante de todo o maquinário sistémico-social, mas também da sua própria identificação enquanto profissional docente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ataualpa Luiz de Oliveira, IF SUDESTE MG-SJDR

Doutor em Psicologia - Processos de Subjetivação - PUC-Minas (2015). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010), Especialista em Extensão Universitária - UFMG/UFSJ/Puc-Minas (2013), especialista em Gestão de negócios em contexto empreendedor, UFSJ (2008), graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ (2006).

Rhuan Jonathan da Silva, IF SUDESTE MG-SJDR

Especialista em Didática e Trabalho Docente (IF SUDESTE MG-SJDR). Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestrando em Discurso e Representação Social pela UFSJ.

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Publié-e

2017-12-19

Comment citer

Oliveira, A. L. de, & Silva, R. J. da. (2017). O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 265–281. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6733

Numéro

Rubrique

Dossiê temático