Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
Mots-clés :
Cotidianos, escolas, exclusão, pesquisasRésumé
Neste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-10-24
Comment citer
Sepulveda, D., & de Almeida, A. (2016). Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 155–186. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/6117
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.