Mais uma vez e sempre: conversas com professoras

Auteurs-es

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Professora pesquisadora, formação docente, classes populares

Résumé

O artigo discute a proposta de formação da professora pesquisadora a partir das contribuições apresentadas por Nilda Alves e Regina Leite Garcia. Considerando a importância da produção teórica das autoras para a educação brasileira, o texto destaca seus aportes para o campo da formação docente, entrelaçando seu pensamento a reflexões e proposições de estudantes do curso de Pedagogia que conectam os processos pelos quais tornam-se professoras pesquisadoras a suas experiências como sujeitos das classes populares. A perspectiva teórico-epistemológica assumida pelas autoras mostra-se relevante para a configuração de percursos potentes de formação, muito especialmente para as estudantes das classes populares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-24

Comment citer

Esteban, M. T. (2016). Mais uma vez e sempre: conversas com professoras. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 51–74. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/6109

Numéro

Rubrique

Artigos