Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico

Auteurs-es

  • Carla Pires Antunes Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Maria Flor Dias Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Sara Reis da Silva Instituto de Educação - Universidade do Minho

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5318

Mots-clés :

Educação Literária, Educação Dramática.

Résumé

Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, dinamizado no período de 2013-2015, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente, no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a ”Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Carla Pires Antunes, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Doutorada em Educação Dramática. Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na área de Educação e Expressão Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física.

Maria Flor Dias, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Maria Flor Dias é Doutorada em Estudos da Criança, na Área de Especialização de Educação Dramática, pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na área de Educação e Expressão Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física.

Sara Reis da Silva, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Sara Raquel Duarte Reis da Silva é Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, na Especialidade de Literatura para a Infância. Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial receção infanto-juvenil, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. Integra a equipa responsável pelo projeto Gulbenkian – Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). Participou no projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, integrando a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura. É investigadora da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico. Su influencia en la formacion literaria y lectora” (RED LIJMI - www.usc.es/lijmi).

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Publié-e

2017-07-15

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Antunes, C. P., Dias, M. F., & da Silva, S. R. (2017). Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 161–176. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5318

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